Tecnologia Bluetooth pode ser substituida
Os pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, criaram uma tecnologia mais eficiente em termos de energia para transmitir dados. Essa descoberta pode potencialmente substituir o Bluetooth, usando ondas elétricas em vez de eletromagnéticas, consumindo menos energia. Os pesquisadores Robert Prance e Daniel Roggen desenvolveram essa forma de transmissão de dados de baixa potência a curta distância, mantendo alto rendimento para aplicações multimídia.
Atualmente, o Bluetooth, Wifi e 5G dependem de modulação eletromagnética, desenvolvida há mais de 125 anos, enquanto a nova tecnologia utiliza modulação de campo elétrico, mais eficiente em termos energéticos. Daniel Roggen, professor da Universidade de Sussex, acredita que isso pode melhorar significativamente a vida útil da bateria, abrindo oportunidades para interagir com dispositivos em casas inteligentes.
Essa tecnologia promissora, de baixo custo, poderia transformar o uso cotidiano de dispositivos, permitindo aplicações futurísticas, como trocar números de telefone com um aperto de mão. Os pesquisadores estão procurando parcerias industriais para miniaturizar ainda mais a tecnologia e implementá-la em dispositivos pessoais.
Comentários
Postar um comentário